segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Resenha: Morte Súbita - J. K. Rowling

Morte Súbita

Sinopse: J.K. Rowling, autora da aclamada série Harry Potter, que vendeu mais 450 milhões de livros pelo mundo, conta a história de Pagford e seus habitantes, que, após a morte inesperada de Barry Fairbrother, membro da Câmara do vilarejo, fica em choque.

Não esperaria nada menos de uma grande autora como J.K Rowling.


Sou suspeito para resenhar os livros de J. K. afinal ela tem em mim um grande apreciador de  suas obras. Muito aguardado e criticado também ,J.K.  ingressou nesta empreitada de escrever um livro adulto o que causou muita estranheza, visto que durante anos dedicou-se apenas em gerar, criar e por um fim ao bruxo Harry Potter.

Aguardei este livro ansiosamente ate que o comprei e o devorei em apenas alguns dias.

Tudo se passa na cidade fictícia de Pagford no interior da Inglaterra onde cidadãos não tão gentis assim, vivem em suas vidas pacatas e cheias de segredos turbulentos. Ao sentarmos em nossas cadeiras e abrimos o livro nos deparamos com a morte inesperada –daí o nome em português, Morte Súbita- do conselheiro distrital Barry Fairbrother. Toda a trama se desenrola não em torno da sua morte, mas em torno do que ela ocasionou, (em virtude disto somos remetidos instantaneamente ao título mais adequado, o inglês – The Casual Vacancy-)  ou seja, a vaga no tão disputado e almejado conselho distrital.
No decorrer de sua extensão nos é trazido magistralmente personagens polêmicos, mas descritos com tanta veracidade e paixão que criamos uma certa afeição a eles e aos seus atos conscientes e inconscientes e quando  nos deparamos nos sentimos aprisionados as suas historias e torcendo para que consigam mudar de alguma forma aquilo que nós mesmo gostaríamos de mudar em nós e não conseguimos simplesmente por não sermos autores de nossos próprios livros.
Muita coisa é evocada na transcrição da leitura, o altruísmo morreu com Barry? A bondade é sempre mitigada pelo poder e pela usura?
Dispa-se de todos os seus conceitos  sobre livros adultos que, ou são mais uma extensão insossa da realidade a qual fugimos quando abrimos um livro ou então a apelação libidinosa que os autores acham que permeiam a mente adulta. Não! Morte súbita é sim um livro com partes picantes – arriscaria dizer ate mesmo cenas picantes, afinal imaginamos a descrição perfeita dos atos- mas que de maneira alguma visa a pornografia literária que hoje vemos. Ao contrario, a mais pura realidade da vida adulta, nua e crua!
Em poucas palavras, Morte Súbita é para mim, fantástico! Não um fantástico para entrar para os átrios da literatura, mas um fantástico  do tipo que devemos obrigatoriamente ler se quisermos ter uma boa leitura durante alguns poucos dias.

Ficha Técnica:

Morte Súbita
J.K Rowling
Editora: Nova Fronteira
Nº págs: 501
Média de preço: Entre R$ 25,00 e R$ 39,00

De 0 a 10: 8,5 com louvor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário